INMET emite alerta para onda de calor e baixa umidade do ar em grande parte do Brasil. Até quando esse padrão está previsto?
- Ederson Lima
- 24 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Os primeiros dias da primavera poderão ser marcados por uma intensa onda de calor e baixos índices de umidade relativa do ar. O INMET emitiu um alerta para a população.
O calor acima do normal deve afetar áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Esse sistema já se instalou no Brasil e seguirá o mesmo padrão das ondas de calor anteriores. O bloqueio atmosférico se estabelece na região central, intensificando a massa de ar quente, o que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, segundo a Climatempo.
O mapa acima ilustra a abrangência da onda de calor, que pode levar as temperaturas a ultrapassarem os 40°C em várias cidades das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. As áreas em tons esbranquiçados indicam as temperaturas mais elevadas previstas para a tarde desta terça-feira (24).
Além disso, o calor não será restrito apenas a esta terça; a onda de calor será persistente e contará com o suporte de uma pré-frontal nos próximos dias. Após esse período, espera-se uma queda acentuada nas temperaturas com a chegada de uma frente fria. No entanto, a trégua do calor só deve ocorrer na sexta-feira (27) e não será prolongada.
Yorumlar